Denise
Machado Psicóloga
Quem não se comunica, se critica.
Denise Machado
Há uma demanda na atualidade referente ao aprimoramento da nossa habilidade de comunicação nas mais diversas esferas (trabalho, escola, amizades, relacionamento amoroso, etc.). As pessoas que demostram maior facilidade para se comunicarem com os demais são mais valorizadas. Neste artigo, pretendo provocar uma reflexão sobre o tema, particularmente sobre a comunicação verbal.
A fala só se tornou uma linguagem quando os sons adquiriram significados e viraram palavras. Através de um sofisticado sistema de linguagem, o homem conquistou um lugar à parte entre os demais seres vivos.
Contudo, a comunicação é sempre enganosa: não conseguimos transmitir tudo que queremos, tampouco nos fazemos entender completamente. O psicanalista Jacques Lacan afirmou que não existe comunicação, apenas o discurso do laço social, onde pensamos que nos comunicamos.
Existe certo nível de comunicação, mas não há uma comunicação interpessoal absoluta. Portanto, talvez possamos abrir mão do discurso de que podemos nos comunicar plenamente, cuja meta é nos fazer entender por completo. Não quero dizer que devemos desistir do aprimoramento da habilidade em nos comunicarmos nas mais diversas formas, mas podemos deixar de lado a ilusão da comunicação plena.
Há sempre um "furo" naquilo que quero dizer e naquilo que digo e, por mais que o outro tenha disposição para tentar me entender, ele irá entender à sua maneira. Não existe intersubjetividade e sim intrasubjetividade.
Viver em sociedade e comunicar-se com os demais é um sistema complexo. A gente pensa que se entende, se desentende, tropeça na fala, se constrange e se chateia quando somos mal interpretados... Todos nós passamos por isso, inclusive as pessoas famosas por serem bons comunicadores.
Nosso poeta Vinícius de Moraes escreveu que "a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida".
Então finalizo: é bom, saudável e gostoso buscar a troca através da comunicação com o outro, mas sem excesso de crítica e busca da comunicação perfeita; meta impossível que pode gerar frustração e isolamento. Seja generoso consigo e com o outro. Afinal, a comunicação tem uma boa dose de subjetividade, portanto, já nasce com "problemas de fabricação"... dentro de nós mesmos.